Reabilitação

 


Com a rea­bi­li­ta­ção cog­ni­ti­va con­se­gui­mos uma melho­ria sig­ni­fi­ca­ti­va na qua­li­da­de de vida dos paci­en­tes e, por con­se­guin­te, na dos seus fami­li­a­res. Na 482Consult cri­a­mos con­di­ções para um melhor apro­vei­ta­men­to das fun­ções cog­ni­ti­vas glo­bais atra­vés do desen­vol­vi­men­to de estra­té­gi­as com­pen­sa­tó­ri­as, aqui­si­ção de novas habi­li­da­des e adap­ta­ção dos paci­en­tes às limi­ta­ções atu­ais.ia

O pro­ces­so de rea­bi­li­ta­ção neu­rop­si­co­ló­gi­co fei­to na 482Consult con­sis­te numa ava­li­a­ção minu­ci­o­sa para iden­ti­fi­ca­ção das prin­ci­pais áre­as cog­ni­ti­vas afe­ta­das e o seu grau de com­pro­me­ti­men­to. Com base nes­te tipo de ava­li­a­ções são ela­bo­ra­dos pro­gra­mas de inter­ven­ção com o obje­ti­vo de recu­pe­rar uma fun­ção cog­ni­ti­va pre­ju­di­ca­da ou per­di­da e adap­tar o paci­en­te aos defi­cits adqui­ri­dos para uma melhor adap­ta­ção pos­sí­vel.

Na 482Consult uti­li­za­mos dife­ren­tes méto­dos e téc­ni­cas de inter­ven­ção, tais como:

Esti­mu­la­ção cog­ni­ti­va — con­sis­te num con­jun­to de ati­vi­da­des com a fina­li­da­de  de aumen­tar o desem­pe­nho ao nível glo­bal das fun­ções da memó­ria, lin­gua­gem, aten­ção, exe­cu­ti­vas, etc. Com esta téc­ni­ca, visa­mos res­tau­rar os níveis de fun­ci­o­na­li­da­de a nível físi­co, psí­qui­co ou adap­ta­ti­vo.

Tera­pia de ori­en­ta­ção para a rea­li­da­de — tem como obje­ti­vo a uti­li­za­ção de estra­té­gi­as de repe­ti­ção con­tí­nua de infor­ma­ções da atu­a­li­da­de.

Tera­pia de vali­da­ção - con­sis­te em ali­vi­ar o des­con­for­to emo­ci­o­nal e rela­ci­o­nal, pro­mo­ven­do, assim, a aten­ção, o auto­con­tro­lo, a auto­es­ti­ma e a soci­a­bi­li­za­ção do paci­en­te.

Trei­no cog­ni­ti­vo — con­sis­te numa inter­ven­ção base­a­da num con­jun­to de tare­fas padro­ni­za­das com o obje­ti­vo  de trei­nar deter­mi­na­das fun­ções cog­ni­ti­vas, tais como: memó­ria, aten­ção, reso­lu­ção de pro­ble­mas, raci­o­cí­nio, velo­ci­da­de de pro­ces­sa­men­to, trei­nos de ati­vi­da­de de vida diá­ria, etc.

Tera­pia de remi­nis­cên­cia - tem o obje­ti­vo de res­ga­tar infor­ma­ções, emo­ções e memó­ri­as., esti­mu­lan­do a recu­pe­ra­ção e geran­do uma mai­or soci­a­bi­li­za­ção e entre­te­ni­men­to duran­te o pro­ces­so tera­pêu­ti­co.



Ses­sões gra­tui­tas de esti­mu­la­ção cog­ni­ti­va:
Esti­mu­la­ção cog­ni­ti­va com recur­so à apren­di­za­gem de lín­guas

Com a par­ce­ria da Folium For­lag em Por­tu­gal acei­ta­mos par­ti­ci­pan­tes de qual­quer ida­de que apre­sen­tem indí­ci­os de declí­nio cog­ni­ti­vo ou com algum tipo de demên­cia numa fase ini­ci­al para ses­sões de esti­mu­la­ção cog­ni­ti­va com recur­so à apren­di­za­gem de lín­guas. Estas ses­sões, no total de 10h, e  a ava­li­a­ção cog­ni­ti­va são patro­ci­na­das pela enti­da­de Folium For­lag, ten­do como úni­co cus­to para o par­ti­ci­pan­te, o valor da ins­cri­ção (25€).
Iní­cio das pró­xi­mas ses­sões (10h): 07/11/2020 aos sába­dos das 15 às 17h
Venha par­ti­ci­par: ins­cre­va-se!

Mar­que a sua con­sul­ta de psi­co­lo­gia , cli­que

Rosá­lia dos San­tos Rosá­lia Pinhei­ro dos San­tos Folium For­lag